Anfiteatro Monumental

Anfiteatro Monumental

A landart surge como conceito base para a elaboração deste projecto. Ou seja, pensar o anfiteatro como uma construção funcional, mas também como forma artística per- feitamente integrada no entorno natural e em perfeita harmonia com o lugar e a paisagem.

Esta harmonia foi alcançada através da utilização da topografia original do terreno, sendo este o elemento definidor da forma e do desenvolvimento dos diferentes patama- res, e a utilização da pedra existente no lugar, para a construção das bancadas, assente através da técnica da pedra seca, técnica que define a construção no lugar e pre- sente em elementos (muros, abrigos de pastor).

O anfiteatro apresenta como tela de fundo toda a imensidão da paisagem natural. Trata-se da criação de um espaço funcional, mas acima de tudo um lugar de reflexão e de contemplação. Um espaço que privilegie e proporcione uma simbiose entre o homem e a natureza. Os patamares inferiores, permitem observações nocturnas desimpedidas de ruídos visuais no horizonte.

A própria efemeridade adjacente a este tipo de obras faz por si só que se trate de obra dinâmica, sempre em mutação e constante adaptação ao ambiente envolvente, sen- do uma intervenção humana imediatamente absorvida pelo lugar.